EUTANASIA, MINHA OPINIÃO.
Aqui quem está falando é o João Pedro, fundador do @veterinariodacidade com mais de 40mil seguidores e deste blog.
Como vocês já puderam ver, este post se trata de um assunto bem polêmico e eu irei dar minha opinião sobre o assunto.
De acordo com o dicionário, eutanásia significa o ato de proporcionar a morte sem sofrimento a um doente atingido por uma doença incurável que produz dores intoleráveis.
Na minha opinião, a eutanásia deve ser feita quando o paciente está sofrendo dores profundas, sem exito em reverter seu estado clínico. Na minha rotina, vejo alguns casos de eutanásia, devido ao estado do paciente.
Por exemplo, em um acidente, com diversos ossos fraturados, órgãos internos rompidos e com traumas, não tem como deixarmos esse animal vivo, sofrendo. Por mais que eu ainda não seja Médico Veterinário, tenho na minha consciência que em determinados momentos, terei que fazer este procedimento depois de formado.
Onde eu faço estágio existe uma parte que se chama isolamento, onde os animais com doenças infectocontagiosas ficam para que outros não contraiam suas doenças.
Alguns meses atrás tive a infelicidade de ver um paciente com sequelas de cinomose, o animal já estava bem debilitado, com sinais neurológicos avançados. Este paciente não tinha controle da mandíbula e acabava mordendo sua língua a todo minuto.
Sua língua já estava em carne viva, ele não conseguia nem comer. Foi sugerido eutanásia aos tutores e eles aceitaram.
Existem vários casos, como esse, que na minha opinião, a eutanásia tem que ser feita para diminuir os traumas e o sofrimento do paciente.
E você? Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe nos comentários!
Abraço e até a próxima postagem.
Comentários
Postar um comentário